Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

sábado, 18 de abril de 2020

Flamejando a paisagem...


A espécie que destacamos neste post – Flamboianzinho - não é exatamente uma árvore. Ela entra na categoria do que, em paisagismo, chamamos de arvoreta. Em termos botânicos, a Caesalpinia pulcherrima,em sua nomeação científica, é considerada um arbusto.  Sua denominação popular denuncia a associação que é feita desta planta com outra - Delonix regia -, o verdadeiro Flamboiã, que, aliás, é a árvore que ilustra a página de nosso blog. A aproximação botânica entre as duas espécies é notada por fazerem parte da mesma família – Leguminosae-caesalpinioideae -, sendo que, originalmente, pertenciam também ao mesmo gênero – Poinciana. Atualmente, com suas classificações revistas, a relação entre as duas permanece na semelhança de suas flores, principalmente com relação ao formato de suas pétalas e à sua coloração, que pode ser vermelha ou amarela. Entretanto, o porte é uma grande diferença entre elas, para o que o nome popular também chama atenção, aplicando o diminutivo ao arbusto. O Flamboiã-de-jardim, como também é chamado, atinge de 3 a 4 metros de altura, enquanto o Flamboiã alcança de 10 e 12 metros.
Apesar de já terminado o verão, estação em que apresenta maior exuberância na floração, o Flamboianzinho permanece colorindo a paisagem carioca. As colorações quentes de suas flores, que fazem jus a sua nomenclatura popular, estão trazendo um belo diferencial para o outono da cidade.
Com relação ao seu uso paisagístico, com estrutura arbustiva, o Flamboianzinho tem ótima aplicação em cercas vivas. Já como arvoreta, o seu pequeno porte faz com que ele possa ser plantado em locais com pouco espaço, onde muitas vezes não seria possível dispor de uma árvore. Ele pode ser utilizado, por exemplo, em calçadas estreitas, onde normalmente não haveria área suficiente para uma caixa de árvore nas dimensões indicadas para a arborização, desde que seja selecionada uma muda com as características necessárias para tal, com a devida preparação em termos de poda para este uso.
As fotos apresentadas aqui são de exemplares localizados na Praça Nossa Senhora da Paz, no bairro de Ipanema. Suas flores têm estames longos que reforçam seu caráter delicado, como pode ser notado no detalhe. O exemplar de flores amarelas é a variedade Caesalpinia pulcherrima var. flava.


Nenhum comentário:

Postar um comentário