Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Jamelão ou Azeitona roxa


Jamelão é o nome vulgar desta espécie frutífera originária da India – Syzygium cumini. O termo Azeitona, pelo qual também é conhecida, deve-se a sua semelhança com o fruto da Oliveira, apesar de ter uma coloração arroxeada bastante característica.
A família Myrtaceae, à qual pertence o Jamelão, possui várias outras frutíferas muito comuns e apreciadas no Brasil, como Goiabeira, Pitanga e Grumixama. Os frutos do Jamelão, apesar de comestíveis, não são comercializados, sendo mais consumidos por populações rurais, principalmente crianças.

O Jamelão tem copa frondosa e poderia ser boa espécie para arborização de ruas senão fosse o inconveniente do forte poder de pigmentação de seu fruto. O que estiver em baixo de sua copa na época de frutificação - calçadas, carros, mesas ou tecidos - adquire manchas arroxeadas provocadas pela polpa do seu fruto. Neste sentido, desaconselha-se a utilização do Jamelão para estacionamentos ou para locais de permanência ou circulação de pessoas. Por outro lado, pode haver uma intenção paisagística de explorar este efeito. Apesar de exótica, esta espécie é bem adaptada em várias regiões do Brasil, onde pode apresentar hábito subespontâneo.

O Jamelão das fotos encontra-se na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, e frutificou em janeiro. As calçadas denunciam a presença de seus frutos maduros, que imprimem sua cor arroxeada pelo chão.     
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário