Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

sábado, 4 de janeiro de 2020

Neve no Rio


Os ipês brancos no Rio de Janeiro têm proporcionado um espetáculo de grande beleza nestes últimos anos. As imagens deste post comprovam esta afirmação. Eles não são muito comuns na cidade, mas alguns exemplares podem ser admirados Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. Aliás, lá foram plantadas várias espécies de ipê, que colorem com diversas cores – branco, amarelo, rosa e roxo - a paisagem do final do inverno e início da primavera. 
As fotos deste post são de um conjunto de ipês brancos - Tabebuia roseoalba -, que floresceram em outubro de 2019, anunciando que a primavera já havia chegado. A Avenida Pedro Calmon, onde as árvores se encontram, normalmente usada para circulação ou espera de transporte, transformou-se em local de parada de pedestres e motoristas, ávidos por buscar os melhores ângulos para registro fotográfico, ou para apreciar calmamente sua beleza. É impressionante observar como a floração das árvores pode transformar a ambiência de um lugar!



Além da Mata Atlântica, esta espécie ocorre também na caatinga e no cerrado, em vários estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás,  Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.  Estes exemplares ainda são jovens, mas já garantem um espetáculo de destaque. Sua flores alvas brilham com a luminosidade do dia e parecem como flocos de neve, tornando o evento ainda mais surpreendente.
Estas imagens nos fazem refletir sobre a presença acanhada dos ipês na paisagem de nossa cidade, pouco numerosos. Poderíamos ter mais exemplares explorando as diversas espécies nativas dos gêneros Tabebuia e Handroanthus espalhados pelas ruas e parques do Rio de Janeiro.
Este post vem, assim, registrar um apelo: por mais ipês em nossa cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário