Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Árvores da Mata no Parque

A Stifftia chrysantha é uma arvoreta originária da Mata Atlântica, natural de alguns estados do Sudeste e do Nordeste, inclusive do Rio de Janeiro. Suas vistosas flores aparecem quase o ano todo revestindo a árvore com delicados pompons dourados.
A Esponja-de-ouro ou Rabo-de cotia, como é conhecida popularmente, tem altura entorno de 3 a 5 metros, troncos múltiplos e delgados, apresentando ramificação baixa. Suas flores são muito apreciadas na decoração, pois duram muito tempo com belo aspecto. Aliás, explorando esta característica e seu formoso aspecto estético, Roberto Burle Marx, paisagista autor do projeto do Parque do Flamengo, a utilizava em seus famosos arranjos com flores e frutos secos. No Sítio onde morava, em Barra de Guaratiba, hoje museu do IPHAN, dispunha estes belos arranjos em mesas e luminárias com variadas espécies. Atualmente, a equipe do Museu mantém esta tradição a partir da composição de arranjos que seguem as orientações do paisagista, decorando a residência aberta à visitação pública.

Apesar de não se prestar à arborização de ruas por possuir baixa altura de fuste e troncos múltiplos, a Esponja-de-ouro pode ser utilizada das mais variadas maneiras, como árvore de pequeno porte ou arvoreta. Belo representante da flora brasileira e da Mata Atlântica em nossas cidades, esta espécie apresenta mais um incentivo ao seu uso paisagístico: suas flores são bastante apreciadas por pássaros. As fotos do post são de um exemplar no Parque do Flamengo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário