Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

domingo, 7 de julho de 2013

Árvore da mata

 O outono se foi e com ele a floração do embiruçu-da-mata, que encantou os cariocas com sua forma particular, exibindo longos estames brancos que reluzem com a luz intensa da estação. Originária das matas de alguns estados brasileiros, inclusive o Rio de Janeiro, é um exemplo da valorização da flora nativa pelo paisagista Roberto Burle Marx.



A árvore da foto encontra-se no Parque do Flamengo e foi destaque na coluna do Ancelmo Gois no início de junho, quando clicamos as últimas flores que ainda se destacavam pela ausência temporária de folhas em sua copa. O comentário de várias pessoas a partir do artigo foi justamente o aspecto singular e pouco comum da flor. O seu nome científico é Pseudobombax grandiflorum e pertence à mesma família de algumas espécies mais comuns na arborização de nossas ruas: a paineira e a munguba. O embiruçu-da-mata, entretanto, é mais raro na paisagem da cidade. Apesar de não ser indicado para arborização de ruas, poderíamos tê-lo mais presente em nossas praças e parques.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Vou divulgá-lo sempre.
    Abraço, Sonia Rabello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Sonia Rabello, é muito bom contar com seu apoio! Um abraço,Ivete Farah.

      Excluir