Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

domingo, 23 de junho de 2013

Árvore-das-orquídeas

Nossa árvore de destaque da semana tem mostrado suas flores em tons rosa durante todo o outono, em vários locais de nossa cidade. Mas, atenção - não levem seu nome ao pé da letra! As reais orquídeas pertencem a um grupo de plantas com características bem diferentes das árvores. O nome pelo qual esta árvore é conhecida é devido à semelhança de suas flores com as das orquídeas, apresentando uma de suas pétalas com uma coloração diferenciada – tons purpúreos em seu centro -, dispondo-se ainda num arranjo similar. Ela também é conhecida como pata-de-vaca , em função de outra característica morfológica: suas folhas apresentam um recorte na extremidade terminando em duas pontas, numa forma similar à de cascos de vaca.




Sua espécie - Bauhinia blakeana - é um híbrido originário de Hong Kong, e foi introduzida no Brasil por Roberto Burle Marx, que a utilizou em projetos paisagísticos como o Parque do Flamengo e a Praia de Botafogo.  Desde então, tornou-se bastante usual na paisagem carioca, adequando-se bem ao nosso clima e ao paisagismo urbano. Sua floração acontece durante vários meses do ano, sendo mais intensa durante o outono e início do inverno. O exemplar da foto encontra-se na Praia de Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário