Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Verde e Azul

Eis aqui uma bela combinação na paisagem: vegetação e água, dois elementos naturais que nos fazem lembrar que nossas cidades também são natureza. A conjunção de verde e azul é um dos motivos pelos quais a paisagem da Av. Visconde de Albuquerque, no Leblon, é tão especial. Esta composição tem sido frequentemente citada por entrevistados em nossa pesquisa como uma paisagem carioca que se destaca pelo seu forte impacto visual.



Os tons de verde são trazidos pela figueira religiosa (Ficus religiosa), originária da Índia e 
introduzida em ares brasileiros no século XIX pelo paisagista francês Auguste Glaziou. O  porte imponente e a robustez do seu tronco contrastam com a delicadeza das folhas, facilmente identificáveis pela forma pontiaguda de seu ápice.

A componente azul vem do canal e nos faz devanear sobre a força essencial da água para a 
vida. Mas, em seguida, nos damos conta do descaso que nossa cidade enfrenta com a poluição de suas águas urbanas, gerando comprometimento do aspecto ambiental de suas paisagens e perda de qualidade de vida de seus habitantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário