Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Paineira-das-escarpas



   
Estamos retomando as postagens do blog Árvores Cariocas após alguns meses afastados. A árvore escolhida para o nosso retorno é muito especial (perdão, temos consciência que falamos isso para diversas espécies – mas isso é algo compreensível entre amantes de árvores...). A paineira-das-escarpas não é muito conhecida pela população, mas pertence à família de espécie bastante popular – a paineira, que já foi destaque em nosso blog – e é do mesmo gênero da sumaúma, espécie originária da Amazônia (futuramente faremos um post sobre ela)
     A Ceiba erianthos tem uma estrutura espraiada, com copa que se desenvolve predominantemente no sentido horizontal, de porte baixo. Destaca-se pela presença massiva de espinhos em seus galhos, e pelas suas flores brancas com centro carmim, que despertam nosso sentido tátil  com sua superfície aveludada, em função da existência de curtos pelos. No interior do fruto, as sementes são envolvidas por uma espécie de paina, como acontece também com as paineiras.
     A paineira-das-escarpas, que ocorre em formações rochosas litorâneas de alguns estados, inclusive Rio de Janeiro, foi introduzida em paisagismo por Roberto Burle Marx, reforçando a característica desse paisagista de valorizar espécies brasileiras, de diferentes ecossistemas. O exemplar da foto, que floresce no outono como as paineiras, encontra-se na Praia de Botafogo, no trecho que faz transição com o Parque do Flamengo.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Gostaria de colaborar com algumas fotos de arvores do aterro do Flamengo e gostaria, se possível, de receber uma cópia da tese da profa. Farah" Arborização Pública E Desenho Urbano Na Cidade Do Rio De Janeiro: A Contribuição De Roberto Burle Marx.
    Grato pela atenção e gentileza

    ResponderExcluir