Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Pau-ferro

O pau-ferro (Caesalpinia ferrea leiostachya) é uma das árvores nativas que mais se destaca na paisagem carioca. São muitos os exemplares remarcáveis e que poderiam figurar desta página. Selecionamos um conjunto representativo que se confunde com a história urbana: o do Boulevard 28 de Setembro, aberto em 1873, cujo traçado sofre influência do urbanismo francês do século XIX, com a tipologia de via com árvores alinhadas. Esse plantio foi inovador pela utilização de árvores nativas na arborização de vias, ainda pouco frequente na época.
Conjunto de paus-ferro no Boulevard 28 de Setembro.

O pau-ferro floresce entre os meses de novembro e fevereiro, mas o que realmente o destaca na paisagem não são suas pequenas flores amarelas, e sim seu tronco manchado em tons acinzentados, extremamente ornamental, em consequência da escamação de sua camada externa e o seu porte. Proveniente das florestas pluviais e encostas atlânticas, seu nome popular é devido à rigidez de sua madeira.

Detalhe do tronco do Pau-ferro




Um comentário:

  1. Aqui na cidade de Sete Lagoas (interior de MG) enfrentamos um grande problema com os pau-ferro, devido ao plantio dessa espécie numa avenida movimentada da cidade. A pressão da população é enorme para retirada de todas as árvores de pau-ferro, que atualmente estão sendo suprimidas. A árvore em si é linda, mas nenhum órgão público irá de confronto com a opinião de algumas pessoas, digamos, amigas de ´políticos fortes. É uma pena, ou melhor, uma vergonha.

    ResponderExcluir