Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

sábado, 10 de setembro de 2022

Deixando Saudades

 

Este post não é para mostrar nenhuma bela árvore da cidade, como de costume. Vamos apontar para a ausência de um belo exemplar de pau-brasil, que foi retirado da Rua Voluntários da Pátria. O desenho da rua como se encontra hoje é da época do projeto Rio Cidade, quando provavelmente a árvore deve ter sido plantada. Recentemente, passou a apresentar uma aparência debilitada, sem folhas e com ramos secos, culminando no seu corte.

Localizada à frente do Estação Net Rio, a árvore marcava a sua entrada, provendo sombra e ambientando o espaço como um hall de acesso ao tradicional cinema. A perda de uma árvore urbana é sempre um fato triste, por todas as contribuições que esse elemento vegetal traz à cidade. E neste caso, a supressão envolve um indivíduo de pau-brasil, espécie com forte carga simbólica, por ser a árvore que deu nome ao país.



Em outro post que fizemos sobre a espécie, ressaltamos que ela é um exemplo da sabedoria do povo nativo das terras brasileiras que se valia de seus atributos extraindo da madeira a substância para pintura de seus corpos. Destacamos ainda que pela importância simbólica e características de sua elegante morfologia, com tronco reto e copa generosa, deveria ser mais explorada no paisagismo urbano.

As fotos acima mostram a árvore já doente e o resto de seu tronco, que ali permaneceu durante alguns dias. Este caso alerta para o cuidado necessário de acompanhamento fitossanitário das árvores urbanas, tanto para que possam cumprir plenamente seu papel e permitir desenvolvimento pleno e em boas condições, como também prevenir quedas e acidentes. Não se entende também porque não foi replantada outra árvore no local, preferencialmente da mesma espécie, considerando inclusive que fazia parte de um projeto urbano. A caixa de árvore, aliás, foi inexplicavelmente cimentada! Vamos cobrar dos órgãos responsáveis por essa ausência e sua reposição!



Nenhum comentário:

Postar um comentário