Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Mais uma figurinha fácil...

 

Após a postagem sobre o Oiti, seguimos com árvores comuns da arborização da cidade, trazendo a Munguba para a apresentação no blog. A Pachira aquatica é uma árvore nativa da Região Amazônica, muito utilizada na arborização das cidades brasileiras. Apesar de ter como  habitat natural terrenos úmidos e inundáveis, ela apresenta adaptação a ambientes variados,  desenvolvendo-se bem no meio urbano.  

Possui sombra densa, que reforça seu interesse no uso paisagístico. Apesar de muito utilizada em arborização de ruas, apresenta o inconveniente do fruto grande e pesado. Este, aliás, tem formato semelhante ao fruto de outra árvore, sendo responsável por um dos nomes vulgares da planta: falso-cacau.

A Munguga pertence à família Malvaceae (antiga Bombacaceae), mesma de outras espécies bastante conhecidas no Rio de Janeiro, como as paineiras, presentes na arborização urbana e a sumaúma, com seu famoso exemplar do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A sua floração, apesar de bela, é pouco chamativa, principalmente pelo tom creme de seus estames.  Em pequeno número e isoladas, como é comum acontecer, as flores ficam escondidas na profusão de sua  folhagem verde escura. Entretanto, quando a árvore está bastante florida, elas se destacam na copa. É o caso do exemplar que vemos nas fotos, localizado no Largo do Machado, no bairro do Catete.


A Munguba é fácil de ser encontrada na paisagem urbana do Rio de Janeiro, tendo sido utilizada desde os primórdios dos plantios urbanos da cidade. Segundo informações do PDAU – Plano Diretor de Arborização da Cidade do Rio de Janeiro, estimativas de inventários realizados indicam a Munguba como a terceira espécie arbórea mais frequente na arborização da cidade. Portanto, é só ficar atento ao caminhar pela cidade, que você certamente vai acabar passando por uma Munguba!



Nenhum comentário:

Postar um comentário