Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Império Que Vale Ouro

Nossa estrela do post de hoje traz em suas flores o amarelo que irradia a luz quente e vibrante do verão. Ela remete a ouro, não por seu valor monetário, mas pelo tom reluzente que reflete ao receber os raios solares amigos.  Esta característica faz carregar este elemento em seu nome popular – Chuva-de-ouro -, que indica também a profusão e intensidade de sua floração, formada por longos cachos pendentes que podem chegar a 30 centímetros.



Também conhecida como Cássia Imperial, a Cassia fistula possui a característica de queda das folhas, o que ressalta ainda mais a floração, pois ocorre na mesma época.  É originária da Ásia Tropical, tendo sido introduzida há muitos anos no Brasil. Há relatos de sua presença no país desde o século XIX. Isto explica porque é tão facilmente encontrada pelas ruas, praças e jardins privados do Rio de Janeiro.

É no verão, época de sua floração, que os exemplares da Chuva-de-ouro se destacam na paisagem. As fotos são de exemplar na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, mas pode-se encontrar belos indivíduos em vários outros bairros da cidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário