Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Tipuana

A Tipuana tipu é árvore de grande porte, que produz sombra agradável e flores amarelas que, apesar de delicadas, são bem vistosas. Na época de sua floração, a coloração verde intenso de sua copa é salpicada por manchas amarelas, graças à profusão e aglomeração de suas flores, tornando-a ainda mais ornamental.
Durante algum tempo, encontravam-se algumas referências que afirmavam que a tipuana seria nativa da flora brasileira. Entretanto, hoje se sabe que ela é mesmo originária da Bolívia e do norte da Argentina – chegando, provavelmente, bem pertinho de nossas divisas. Ela é frequentemente utilizada na arborização urbana do sul do Brasil, mas também se encontra muito bem adaptada em nossa paisagem carioca.
O exemplar da foto compõe conjunto significativo no Largo dos Leões, no Humaitá, criando uma ambiência bela e agradável no local, comprovando sua adequação para o uso em áreas públicas da cidade como praças, parques e ruas. A foto em detalhe de sua copa nos permite admirar suas flores um pouco mais de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário