Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Árvore Cotonete

Esta arvoreta costuma chamar atenção pela forma particular de suas flores, que, quando em botão, lembram... cotonetes, como seu nome popular bem aponta. A espécie é do gênero Clerodendron (Clerodendron quadriloculare), o mesmo de algumas trepadeiras frequentemente utilizadas em paisagismo como a lágrima-de-cristo e o clerodendro vermelho.  Já a cotonete, não é muito comum de ser vista pela cidade.



Originária das Filipinas, tem porte pequeno, podendo chegar a aproximadamente 6 metros. Há um belo exemplar desta espécie no Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, bem desenvolvido. As imagens de nosso post são de uma árvore na rua Prof. Álvaro Rodrigues, em Botafogo, ainda em crescimento. Sua época de floração é indicada para os meses de inverno, mas, no final da primavera, quando foram feitas as fotos, ela ainda se apresentava bem florida.  Filipinas, tema cidade.
frequentemente utilizadas em paisagismo como a l




2 comentários:

  1. Fotografei uma dessas toda florida na Rua Aristídes Espinola quase esquina com Dias Ferreira aqui no Leblon. Não sabia o nome. É muito bonita.

    ResponderExcluir