Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ipês: estrelas da estação

Como diz a turma da coluna do Ancelmo Gois, do jornal O Globo, sempre sensível à natureza na cidade, está aberta a temporada de ipês! Assim como eles, nós não escondemos nossa paixão por estas lindas árvores, da mesma forma que um grande número de cariocas, muitas vezes sem saber, por esconhecer o seu nome.



Rosas, roxas, amarelas ou brancas, as florações dos ipês são uma festa para nossos olhos, nos meses de agosto e setembro. Pode-se dizer que o ipê é uma árvore bem brasileira, pois existem várias espécies que têm sua origem em nosso território, abrangendo diferentes regiões. O destaque de nossa foto é um ipê-rosa (Handroanthus impetiginosus), colorindo a paisagem da Lagoa, na rua Prof. Abelardo Lobo, logo ali na saída do Túnel Rebouças. A forma de esfera de sua inflorescência é de parar o trânsito! Se bem que por ali, o trânsito já costuma estar parado mesmo... Sorte nossa, então, de poder admirar esta beleza, melhorando os ânimos nos engarrafamentos!



Um comentário: