Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Presença Feminina na Paisagem


Esta árvore rosa colore a paisagem carioca recentemente, conhecida como pau-de-formiga, é uma planta dioica, ou seja, apresenta flores com sexos separados e em indivíduos diferentes - exemplares somente com flores femininas e exemplares somente com flores masculinas. Os paus-de-formiga que exibem as flores maiores e mais vistosas em tons rosados são exemplares femininos, enquanto os masculinos dispõem de flores mais discretas na cor creme. Esse detalhe nos faz lembrar o saudoso Prof. Luiz Emygdio de Mello Filho, botânico que integrou a equipe multidisciplinar responsável pelo projeto do Parque do Flamengo. Em sua visão poética da paisagem e da botânica, costumava dizer que essa espécie corroborava sua visão da superioridade da beleza feminina.

  
O pau-de-formiga, cujo nome científico é Triplaris americana, apresenta estrutura colunar, se destacando verticalmente na paisagem e convidando nossos olhares para o alto. As fotos mostram um exemplar feminino, localizado no bairro do Jardim Botânico, e o detalhe de sua inflorescência.


Um comentário:

  1. Adorei o seu blog. Aproveito para perguntar sobre o nome das árvores que margeiam a sede da Sociedade Viva Cazuza, em Laranjeiras. Será uma lagerstroema speciosa? qual é o nome popular? Ela tem flores roxo-azuladas a partir de setembro. Minha árvore do coração, aliás, são as paineiras.

    ResponderExcluir