Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Figueira-religiosa

Originária da Índia, a Figueira-religiosa (Ficus religiosa), foi introduzida no Brasil pelo paisagista francês Glaziou, na segunda metade do século XIX. A árvore impressiona pelo tamanho, que pode chegar a 30m de altura, mas também pelas esculturas formadas pelas suas raízes adventícias. Na cultura budista é considerada uma árvore sagrada, tendo sido sob sua copa que Buda descobriu os segredos da vida.
Apesar de exótica, a espécie se aclimatou bem por aqui, sendo encontrada em vários pontos na cidade. Um conjunto de destaque encontra-se na Rua Santa Luzia, no Centro, em frente à Santa Casa de Misericórdia. As mudas foram plantadas em novembro de 1873, pelo botânico Francisco freire Alemão.


Conjunto de figueiras na Rua Santa Luzia, Centro.


Detalhe do tronco das Figueiras.






Um comentário:

  1. Gostaria de ter mais informação sobre a doação que a prefeitura de Nova Delhi fez a cidade do Rio de Janeiro de mudas de Ficus religiosa no começo do século XX. alguém sabe dizer alguma coisa sobre isso? Grato, abs., P.

    ResponderExcluir