Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

domingo, 28 de novembro de 2010

As Sapucais Imperiais


A sapucaia (Lecythis pisonis), bela árvore representante da flora brasileira, que emoldura o caminho para o palácio na Quinta da Boa Vista, se destaca nesta estação com sua bela floração violeta, em perfeito arranjo cromático com as folhas novas, que surgem em tons róseos.

O Parque, projetado por Auguste Glaziou, paisagista francês que veio para o Brasil em meados do século XIX, tem na aleia de sapucaias uma de suas mais apreciadas paisagens. O caminho ladeado por árvores foi solicitado a Glaziou pelo próprio Imperador D. Pedro II, contribuindo para a imponência do palácio (ao fundo na foto), tornando-se, assim, um símbolo do Império. Apesar de nativa - ocorre na Floresta Atlântica do Ceará ao Rio de Janeiro-, a Sapucaia não é vista com muita frequência na paisagem urbana carioca, o que é uma grande pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário